A Insensibilidade da Inacção
Até este momento, mais de 300 mil cidadãos americanos contraíram o vírus COVID19, dos quais 8 mil morreram. O Estado de Nova Iorque destaca-se como o Estado em que os números são mais elevados – quase 115 mil infetados e mais de 3500 mortos -, seguido do Estado vizinho de Nova Jérsia com mais de 34 mil infetados e mais de 800 mortos. No entanto, o vírus não se fica apenas pela costa Este, tendo já infetado dezenas de milhares de pessoas em Estados como California, Illinois, Michigan, e a Pensilvânia. Estes números, apesar de arrepiantes e assustadores, não são exclusivos à situação americana – basta olharmos para os casos de Itália, Espanha e França. No entanto, o número de casos e o número de mortes registadas são consequência de duas características do contexto americano: a primeira prende-se com a inexistência de um Serviço Nacional de Saúde, de acesso livre e gratuito, num país onde 11% dos seus habitantes vivem numa situação de pobreza e não têm possibilidade de ver um méd...